quarta-feira, 11 de março de 2020

OCI Certification Test at your Home

Olá pessoal,

Estou atendendo um cliente na Califórnia e ontem cheguei no hotel por volta das 18:00horas. Como ainda era cedo para jantar eu comecei a ler alguns emails e verificar meu arquivo de pendências. Eu sei, deveria usar esse tempo para ir para a academia, mas esse é outro assunto :)

Durante minha leitura, cheguei em um email interno do Chris Pasternak (Managing Director - North America Oracle Technology Lead) onde ele falava sobre uma nova certificação no OCI:

https://blogs.oracle.com/cloud-infrastructure/introducing-the-oracle-cloud-infrastructure-foundations-certification

Entrei no "practice exam" para verificar o nível das questões que eu poderia ter na prova e resolvi tentar a sorte.

Tentei agendar para o dia seguinte, mas não havia nenhuma data disponível durante toda a semana e nisso lembrei que existe uma opção de fazer o teste de casa/ou escritório. Então resolvei tentar a sorte 2x :)


Você precisa aceitar um série de regras, como por exemplo sua webcam e microfone devem estar ligados todo tempo, não pode ter ninguém no mesmo local com você, não pode ter barulho, etc.



Uma das coisas que eu gostei, é que você pode agendar a prova e fazer imediatamente, não precisa agendar para o dia seguinte, como ocorre nas provas feitas no centro de testes:


Essa prova tem um custo mais baixo (Investimento :) ) do que as outras e se você possui o ULS, não precisa pagar pelo teste:


Durante o agendamento eles alertam que você deve primeiro testar o seu sistema e baixar um programa:


Antes de agendar, eu fiz todo teste através do site:

https://home.pearsonvue.com/oracle/onvue


Exame agendado, basta iniciar a prova:


Ao iniciar a prova, você recebe um código e precisa baixar um aplicativo:


Após instalar e abrir esse aplicativo, você precisa informar o mesmo código e seu número de telefone:


Você irá receber um link via SMS, onde será necessário tirar foto da sua identificação (usei a carteira de motorista), da mesa e do local que você está fazendo a prova.

Depois da validação, o aplicativo inicializa e bloqueia qualquer outro programa no seu computador. Sua webcam e microfone começam a gravar e o proctor inicia o seu teste.

Alguns pontos extras:

  • Você precisa estar preparado para conversar em inglês com o proctor
  • Não sei se eu faria uma prova mais longa e mais complexa sem ir ao centro da Pearson, pois eu costumo dar uma pausa de 5 minutos para tomar água, ir ao banheiro e esfriar a cabeça antes da revisão das questões (não sei como isso seria tratado na prova online).


Boa sorte :)








1 comentários:

Maicon Carneiro disse...

Excelente, Zaballa.

Eu fiz um exame nessa modalidade e gostaria de complementar com a minha experiência:

a) A questão de poder agendar para o mesmo dia ou mesma hora é possível mas não é sempre que você consegue. A agenda tem que estar disponível. Eu lembro que eu precisei remarcar para o dia seguinte porque fiquei sem internet no dia da prova, e só consegui remarcar 2 dias pra frente porque no dia seguinte não tinha nos horários que eu tinha disponiblidade de fazer.

b) Na hora que o fiscal conversa com você, caso não tenha inglês fluente em conversação, pode solicitar para conversar somente por chat. Foi o método que usei por ainda não conseguir conversar em inglês.

C) Essa é uma dica: Teve um momento durante a prova que eu estava começando a soar um pouco e passei a mão na testa. O fiscal pausou e pediu para que eu não fizesse isso de novo pois se o sistema de reconhecimento facial perdesse meu rosto por alguns segundos a mais, eu poderia ser eliminado automaticamente. Realmente na instrucões da prova fala sobre isso: Se o seu rosto sumir da webcam, ele entende que você saiu do computador.